quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Robótica Pedagógica

A robótica pedagógica foi criada para os alunos interagirem com um robot, a fim de se favorecer os processos cognitivos nas diferentes áreas: matemática, ciências, tecnologias...

Acessibilidade Web


 

Um estudo que pretende proporcionar uma visão global das potencialidades das tecnologias da informação para os cidadãos com necessidades educativas especiais, quer ao nível auditivo, visual ou motor.





quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Uma lição de vida

José Guerra, é um ex aluno da Universidade de Aveiro, que aos 16 anos se viu privado do uso dos seus membros superiores. Essa barreira não o impediu de encetar esforços e procurar a integração e a felicidade.


X1 - o exoesqueleto robótico da NASA

Um auxiliar de movimento que vai permitir que paraplégicos e pessoas com limitação dos movimentos consigam caminhar.
De acordo com Hypescience, uma nova roupa de "super-herói" está sendo fabricada pela Nasa: o exoesqueleto X1, que será útil tanto no espaço quanto em terra.
Resultado direto das tecnologias desenvolvidas pelo projeto Robonaut, também da Nasa, esse "traje" tem correias e tiras que são presas aos ombros e pernas do usuário, com "placas" separadas. 10 juntas conectam as placas. Quatro delas são motorizadas, para a cintura e joelhos, e seis são juntas não motorizadas que permitem ao usuário dar passos para o lado, virar-se e flexionar os pés. No espaço, o X1 será configurado como uma espécie de opositor ao movimento, o que vai ajudar os astronautas a manter os músculos e o esqueleto saudáveis em viagens longas, como uma viagem a Marte e outros planetas. Na superfície de planetas alienígenas, o X1 vai proporcionar superforça aos astronautas, permitindo que estes carreguem cargas maiores, além de ajudar os astronautas a se movimentarem melhor em ambientes de baixa gravidade.Em terra, o exoesqueleto será utilizado em uma configuração diferente, de auxiliar do movimento: ele vai permitir que paraplégicos e pessoas com limitação dos movimentos consigam caminhar. Por enquanto, o X1 ainda não é muito útil neste aspecto, pois ainda necessita do uso de muletas. Os fabricantes esperam aperfeiçoar os movimentos e o controle do X1, de forma a liberar as mãos dos usuários.


Fonte: Hypescience